domingo, 24 de maio de 2015

Final do Campeonato? Já ninguém pensa nisso!

Fomos campeões na semana passada, mas ontem foi a festa oficial, com a Taça, as medalhas e os assobios ao Duque. Um final do Benfica-Marítimo recheado.

Mas vamos, antes de avançarmos tanto, ao pré-jogo.

O meu espanto ao ver o 11 inicial do Benfica, que se tratava da "melhor equipa" e não continha nenhum dos três ainda não campeões. "Pronto, vão estar os três no banco e serão as três substituições, se alguém se lesiona é que vai ser bonito...", pensei eu. Contudo antes desse alguém se lesionar (Salvio) o grandioso mestre em gestão de recursos humanos pôs o Talisca no lugar do Pizzi no inicio da 2ªparte, e mandou-nos logo a mensagem de que um dos três ainda não campeões, não seria mesmo campeão. Esse alguém foi o GRANDE Paulo Lopes! Se fosse o Mukhtar, nós pensaríamos "Foi pena o miúdo não ter jogado, mas pronto vai puder ser tri para o ano!". Só que não foi o Mukhtar, foi o Paulo Lopes e a culpa não foi da lesão do Salvio, foi do fetiche que o JJ tem com o Talisca, fetiche que também pode ser chamado de comissão, certamente! Eu percebo que o Talisca deu muito ao Benfica, em termos de golos esta época e que deveria jogar no jogo de consagração. Sim, foi esse o motivo de ter entrado, não se enganem nem nos tentem enganar a dizer que o Pizzi estava apagado, pois se fosse isso tinha entrado logo o Mukhtar, que até é médio centro, ou o Sílvio e o Eliseu passava para médio. Portanto a justificação é esta, não me venham com coisas! E ainda podemos ir mais longe, o JJ é treinador catedrático, certo? Já viu muito no futebol, certo? Então já viu lesões em jogos de festa, certa? Então sabia que alguém se podia lesionar, certo? Um treinador antecipa todos os possíveis momentos de jogo, certo? Então porquê que não colocou um dos três a jogar de inicio? Eu do Eliseu para o Sílvio a diferença que noto é que prefiro o Sílvio! É nestas atitudes que se vê o grande catedrático e não estou a atirar pedras, estou a fazer uma critica justa, pois vi o Paulo Lopes, um enorme benfiquista num pranto. Não estou a dizer que o JJ deve ir embora, não é isso, estou a dizer que se for (o que não acredito que aconteça e nem sei dizer se é feliz ou infelizmente) vem outro e o Benfica tem que vencer e vai continuar a fazê-lo! Pode não ser tão bom quanto o JJ, mas certamente terá qualidades que o Jesus não tem!

Avançando para o jogo...

A primeira parte é uma vénia ao Júlio César...duas grandes defesas, é isto que faz a diferença numa equipa. O Luisão e o Jardel às vezes pareciam anestesiados, como no golo do Marítimo. O Eliseu esteve bastante bem. O Samaris apagou até incêndios que não eram dele. O Pizzi estava a leste, mas não havia necessidade de queimar uma substituição por causa dele. O Gaitan lutou muito pelo golo do Jonas, tal como Lima que se mostrou um grande profissional. O Salvio lesionou-se, foi mau, mas já não deve sair. O Jonas poderia ter sido o melhor marcador da liga se não tivesse falhado dois golos quase básicos ou se o auxiliar não lhe tivesse roubado um golo limpissímo! O Talisca pensou que ainda podia ser o melhor marcador, certo? É que a equipa estava toda a jogar para o Jonas, só ele é que estava a jogar para ele...deslumbrado de mais o jogador da comunicação social! O Sílvio esteve bastante bem, fez um assistência para o Jonas. O Mukhtar não deu para ver ainda, mas é um daqueles que estará no futuro do Benfica.

O Jonas para nós é o melhor marcador! Foi uma festa bonita, faltou a bola de prata, inteiramente merecida! Uma nota ainda para os miúdos do jogo de Guimarães, que a festa que viveram ontem os ajude a não definir o futebol como violência e brutalidade.




Olhando para o daqui para a frente:

ARTUR - pelas lágrimas é mesmo uma despedida. Resta-nos agradecer-lhe o empenho e amor pelo clube, espero que o futebol ainda lhe dê mais alegrias.

GAITAN - Como o Benfica também é uma empresa, teremos mesmo que o vender. É um grande jogador, vai deixar saudades. Espero que consiga brilhar, ele merece ser um grande destaque internacional e espero que o próximo clube lhe dê isso. Talvez um clube Londrino pelo que dizem da viagem do LFV e do Jorge Mendes à capital inglesa. Espero que seja o Arsenal, vermelho e tudo...

SALVIO - Era para ir, agora provavelmente já não vai. Se for, é mau perder os dois alas mas espero que seja bem vendido até pelo preço pelo qual o compramos. Certamente tem mercado, é um grande jogador e vai deixar saudades. Às vezes chateava querer um bola só para ele, mas quantas vezes isso não nos ajudou? Se ficar, estamos juntos: rumo ao 35.

TALISCA - Lembram-se do Bruno César? É o mesmo tipo de jogador, brilhou e espero que seja vendido por umas boas notas! Por mim aproveitava-se o que fez de bom para o vendermos. Ainda posso engolir estas palavras, mas ele nunca será um grande jogador, nem um jogador à Benfica. Faz dribles desajeitados demais. É apático na recuperação e é pouco agressivo. O Mónaco não o quer? 20 Milhões e nem vai 1, nem 2, nem 3, é logo vendido! E o Mourinho? Não o quer? Vendam o Talisca enquanto temos uma "boa" época dele que nos pode valer uns euros.

SAMARIS e PIZZI - Não me parece que sejam vendidos já, foram jogadores que se trataram de grandes investimentos financeiros do clube e com mais uma época estarão mais valorizados. Para além disso podem ser soluções na próxima época, o Pizzi para o lugar do Gaitan e o Samaris para 8, com o Fejsa a 6.

MAXI PEREIRA - Espero que fique, acho mesmo que vai ficar! Esteve em representação do plantel na foto com a Emirates Airlines. Acho que é uma questão de enviarmos por correio registado uma notificação e passagem aérea ao empresário, que está com pouca vontade e muita má vontade. Se o Maxi quiser ir fazer o contrato da vida dele, acho bem que vá, já nos deu muito, mas pelo que ele disse não parece ser essa a questão de ficar ou não...

Se o JJ continuar, o que deve acontecer já que teve na foto com a Emirates a representar a equipa técnica (sendo um acordo para a próxima época), espero ser tricampeã e ir além dos oitavos de final da champions! Se ele ficar podemos ainda fazer dinheiro a vender o CANCELO e o CAVALEIRO, já que sabemos que não vai dar.

ELISEU  e DERLEY - Vende-los era não uma boa, mas uma ótima ideia. 9M pelos dois era TOP!

SÍLVIO - Não termina agora contrato com a Atlético? Uma boa altura para vir a custo zero!

LIMA - Se tiver mercado se calhar é uma boa altura para o vender! Já tem 32 anos....

Se vendêssemos o Gaitan (35M), o Talica (18M), o Lima (11M), o Eliseu e o Derley (9M), conseguiríamos 73 Milhões o que já daria para equilibrar as contas e contratar alguns jogadores. Vender o Ola John também seria uma boa hipótese visto que não é um jogador muito regular. 



Sem comentários:

Enviar um comentário